Síndrome da Mãe Trancada


Uma vez em algum lugar ouvi falar sobre a SMT (Síndrome da Mãe Trancada). Que é quando a mulher fica tão vidrada em seus afazeres de mãe, vivendo 25h por dia a vida do seu bebezinho, que não pode ver uma pessoa mesmo que estranha que acaba "desabafando". Seja no ponto de ônibus, na fila do pão, em qualquer lugar, qualquer gesto que a pessoa faça, é como se fosse um sinal de que ela quer te ouvir. Daí você já começa a falar toda a rotina do seu bebê, quantas vezes faz cocô, se não faz , se tossiu, se engasgou e por aí vai.

Eu tive esse período principalmente quando o Rafa sofria com suas crises de refluxo, que eu precisava contar toda a história como se fosse uma forma de se justificar o porque de tanto golfo. Mas hoje observando vejo que era a SMT.

Tive licença maternidade de 6 meses e 2 meses de férias, totalizando 8 meses vividos intensamente ao lado do meu bem mais precioso, e hoje ele com um ano e eu trabalhando fora o dia inteiro, ainda me pego a cada 10 palavras, 7 ainda falando do Rafa.

Bom eu e o marido não saímos mais sozinhos pra ter um momento a sós ha muito tempo, acho que a ultima vez foi até antes de eu engravidar. Mas há algum tempo, temos conversado sobre isso, mas aí sempre vem aquele sentimento de culpa, que agora nossos programas deve ser a 3. Apesar de termos consciência que é necessário nosso tempo, nosso espaço!

Decidimos ter nossa primeira experiencia, saímos semana passada para ir no show do Fernando e Sorocaba que se apresentou no Rodeio aqui de nossa cidade. Ganhei duas pulseiras para ficar na área VIP, maravilha!! Mas e o filho?? Corre pra casa da mãe pra ver se ela tem coragem de passar a noite com ele, (afinal vó também é pra isso) rsrsrs... Ela mais que amouuuu a ideia, mas a culpa insistia em machucar o coração da pobre mãe.

Fomos mesmo assim, e pra minha surpresa o que aconteceu?? Percebi que o marido também sofre da SMT que no caso é SPT Síndrome do Pai trancado!!! Como assim?? Ele passou o show inteiro falando do Rafa, mostrando fotos no celular para os amigos, contando suas conquistas, travessura e dificuldades... que coisa né, os pais também tem sentimento!!! rsrs

Mas de qualquer forma, nos divertimos muitoooo, o show foi ótimo, a companhia do meu marido continua agradável e queremos repetir a dose. Ainda mais que o pequeno passou muito bem a noite na casa da avó!!

Xelly Dantas

5 comentários:

  1. Nossa eu amei o post! Por aqui nos saímos a primeira vez o Davi tinha só 3 meses, eu tinha dado pra minha mãe de aniversários os convites do Show do Roupa Nova, mas eu eu tava louca pra ir. Aí a minha cunhada que trabalha em um orfanato na parte dos RNs veio ficar com o Davi. O Show foi ótimo mas eu e o marido ficamos o tempo todo tensos e loucos pra correr pra casa. Depois disso demorou muito pra sairmos novamente, agora vamos no máximo ao cinema sozinhos e esse ano minha mãe nos expulsou de casa para comemorar nosso aniversário de casamento. O Davi está com quase 3 anos e ele ainda é assunto mais falado por nós 2.

    http://maedenegocios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. e se eu te contar que meu coraçãozinho ja não dói eu estou precisando TANTO de um tempinho que aquele sentimento de culpa ja foi embora masss minha mãe que era a unica que eu podia contar não esta bem e dai que este meu tempinho ja era .... vamos aguardar né que uma hora acontece rsrsrs

    adorei saber que vc se divertiu ... é muito bom !

    ps.: marido daqui tb sofre de SPT

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, as vezes esquecemos que existimos,e vivemos só pra eles (filhos) coisa nao pode/deve acontecer né!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post,super detalhado e relatando de fato o que acontece cnosco.
    Bjaooo
    http://www.cotidianomaterno.com/2013/04/ela-nao-dorme-mais-no-colo.html

    ResponderExcluir
  5. Que legal saber sobre isso, acho que toda mãe no início sofre dessa síndrome!
    Quero te desejar um ótimo final de semana, com muito descanso e muitos posts novos aqui no blog, pra eu vir ler depois! ;)
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!