Seu fiho as roí unhas?

Bom dia!

Uns dias atrás percebi que meu menino anda roendo as unhas, isso para mim é novidade porque nem eu nem o maridão roemos. De primeira não dei muita importância, achei que ele logo esqueceria, mas os dias vão passando e aqui e acolá ele lembra e roí. Eu como uma boa mãe blogueira sou muito curiosa e resolvei apela para o bom e velho amigo das mamães de primeira viagem: O google!
Já tinha percebido, mas não tinha encaixado uma coisa na outra, que ele começa a roer as unhas principalmente quando está assistindo algum desenho que tenha cenas de aventura. Pesquisando na internet achei várias coisinhas que se ligadas uma na outra faz um grande sentido.
Na terça tínhamos pediatra e assim eu poderia tirar minhas dúvidas, mas cheguei 2 minutinhos atrasada e Lucas não foi atendido, o que me da mais raiva é que sempre espero horas e horas a vez, pois mesmo sendo por ordem de chegada sempre ultrapassa a hora máxima e hoje mesmo 2 minutinhos atrasada ainda tinha uns 3 mamães com seus filhotes. Mas enfim, o post ão é sobre isso... então, voltemos as unhas! 
De acordo com vários sites que li, quase todos dizem que esse hábito é mais comum após os 3 anos de idade e é considerada normal nessa faixa etária. No site Guia do bebê diz que esse hábito está relacionado de certa forma ao inicio da independência dos pequenos, onde eles passam a sentir uma maior frustração em não conseguir fazer algo ou até mesmo ficarem ansiosos.
A melhor forma de fazer com que a criança deixe o hábito é conversar com ela sobre os "bichinhos" que moram nas unhas, uma dica maravilhosa do mesmo site é sempre que a criança começar a roer chama-la para fazer algo que a distraia, assim ela acaba deixando de lado.
Como já escrevi mais em cima, meu menino não roí o tempo todo é mais quando ele fica muito empolgado com os desenhos ou jogos, tenho nesses dias evitado de deixa-lo na televisão e buscando ainda mais outras brincadeiras, tem dado certo por aqui! Tenho percebido que tem dias que ele simplesmente não faz nenhuma vez e isso já é um ótimo sinal.
Volto a conversar sobre isso de acordo com que eu vá conseguindo o abandono total desse hábito no pequeno.

beijos



Jamilly LIma

14 comentários:

  1. otimo assunto amiga..
    alycioa roe as unhas :(
    é ..eu de vez em quando como um pouquinho srsrrs
    eu brigo com ela, mas não adianta srrsrs
    tambem alycia não roe direto, é em alguns momento srsr

    sabe aquele esmalte que tem gosot ruim, acho que vou comprar e pasra nas unha dela, é incolor, acho que vc sabe...

    passa tambem nas unhas do lucas

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga não sabia que roer unhas eram mais uma fase dos pequenos.
    Bom, saber mais pra ficar preparada qt acontecer por aqui, bjss

    ResponderExcluir
  3. Essa fase ainda nao passou por aqui.
    http://principecaioandre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu filhote mais novo agora está com quase 6. =) Mas passou sim por essa fase. E eu distraía nas horas que via... dava certo. E rapidamente passou... =)
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Eu Roía unhas desde pequena no começo era só por imitar meu irmão ,depois foi por nervosismo até que então só agora consegui parar pois não quero que meu filho tenha esse hábito feio que pode virar um vicio.
    O bom mesmo é fazer deixar desde pequeno, se minha mãe tivesse feito isso comigo eu já teria parado há muito tempo, já tentou fazer com que se ele não roa unhas ex: um mês ele ganhe um prêmio, que pode ser um passeio , um brinquedo um doce talvez funcione.
    Beijo

    http://maagicamenteinexplicavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Isso de roeer unha é muito ruim, nunca ruí.. mas minha irmã roeu e muito. E pra parar então? Um sacrificio :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não peguei a Isabella roendo unhas, mas ela sempre aparece com aquele pele da cutícula saindo, e fica puxando, e acaba macucando neh... daí preciso ver sempre pra tirar com alicate.

    ResponderExcluir
  8. ótimo assunto amiga já peguei meu filho de 5 anos roendo as unhas falei que não era legal pois tinha muitos bichinhos e ele não fez mais,eu tenho essa mania de rore unhas :( então como criança repeto tudo o que a gente faz eu tento evitar roer perto deles...bjoos

    ResponderExcluir
  9. Por aqui ainda nao aconteceu, mais gostei da postagem bem explicativa !!

    Bjihos

    ResponderExcluir
  10. Ainda não percebi nada parecido aqui. Ótimo post! Bjus Coisas da Lara

    ResponderExcluir
  11. É bom vc prestar atenção desde o inicio mesmo, para que não vire um vício. A menina que minha mãe cuida tem 2 anos e já roí unhas também!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante saber disso, vou ficar atenta, apesar do meu ainda ser um bebê!
    rs

    Beijos!

    Sah Damasco
    http://vivendo-a-maternidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Meu filho roe quando está ansioso com alguma coisa.
    Bju

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!