Olá mamães e papais!
Tudo bem? Espero que sim!
Há alguns meses atrás Heitor teve sapinho na boquinha que são aquelas manchinhas brancas, e quando veio o diagnóstico logo me assustei, achando que era devido alguma sujeira, devido ele estar sempre com as mãozinhas na boca. Mas com explicação da pediatra que disse que nem sempre é devida a mal higienização, no caso do Heitor foi uma queda da imunidade, que logo afetou a boca (parte interna das bochechas e devido a isto fiz muitas pesquisa e resolvi contar para todas as mamães sobre essa doença que afeta muitos bebês. E assim alertar e tranquilizar!
Agora vamos saber um pouco mais sobre esta doença chamada Sapinho:
Saiba o que provoca essa infecção e veja como manter seu bebê longe dela
Algumas noções básicas de higiene geralmente são infefungos. Existem casos, no entanto, em que o problema surge devido a uma queda nas defesas do pequeno. As mães, principalmente as que estão amamentando, devem ficar atentas. Isso porque elas também estão sob risco de contaminação. Veja abaixo como barrar esse problema.
O que é?
O que é? O nome científico do sapinho é monilíase. Trata-se de uma infecção causada por um fungo chamado candida albicans, o mesmo da candidíase. Ela pode aparecer na boca - língua, gengivas, parte interna das bochechas e até nos lábios - ou na região perineal, a área que é coberta pela fralda. "O aspecto do sapinho é o de um restinho de leite que não sai", afirma Maria Aurora Brandão, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. No períneo, ele costuma se manifestar na forma de bolinhas avermelhadas. Elas normalmente não geram incômodo, mas, em casos mais graves, podem causar dor, irritação e coceira.
Quais são as causas?
Nosso organismo hospeda uma série de fungos e bactérias que, em condições normais, vive em harmonia com esses bichos. Por algum motivo, seja por estresse ou baixa resistência, eles podem se multiplicar e deflagrar um problema. "No caso do sapinho, a candida albicans se aproveita de uma situação de prejuízo imunológico", afirma Maria Aurora Brandão. Como esse fungo gosta de lugares úmidos, ele costuma dar as caras em bicos de mamadeira ou chupetas não higienizados corretamente e até mesmo fraldas - a pouca ventilação cria um ambiente propício para a proliferação do microorganismo.
Em que idade o sapinho ataca com mais frequência?
Enquanto a criança se valer de mamadeiras, chupetas e fraldas, há o risco da infecção aparecer. Mas os bebês nos primeiros meses de vida estão mais sujeitos pelo fato de ainda não terem o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Além disso, os pequenos têm o hábito de botar tudo o que vêem pela frente na boca, um comportamento de risco quando o assunto é sapinho.
Como evitar?
É importante estar sempre atento à higienização de tudo o que vai à boca do bebê. Além disso, arejar áreas cobertas pela fralda também ajuda no combate à formação de ambientes amistosos ao fungo. "Fraldas úmidas devem ser trocadas o quanto antes", aconselha Roberto Tozze, pediatra do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Como é o tratamento?
Antes de mais nada, procure um pediatra. Esse especialista é quem vai indicar os antifúngicos apropriados. Vale frisar que o tratamento pode ser demorado, arrastando-se por alguns meses. Também é fundamental que não se raspe, cutuque ou mexa-se na área infectada, o que só agrava o problema. As lactantes devem prestar atenção a qualquer tipo de ardor na região do bico do seio. Isso porque o bebê pode transmitir a doença para a mãe. Não são raros os casos em que a criança é tratada, mas volta a ter a monilíase. Pudera. O seio materno continua infectado.
A gente acha que sabe de tudo, mas não sabemos de quase nada, e o importante é sempre se informar.
Bjos e até mais!!!
** Fonte: Site Bebê.com.br
Informação nunca é demais!!! Tenho certeza que o texto irá ajudar muitas mamães a compreenderem melhor o que essa dornça tão comum nos pequenininhos!!! Bjos!!!
ResponderExcluirVerdade oque disse Lyanna em seu comentário.
ResponderExcluirImportantíssimo termos informações sobre tudo.
Carlah Ventura
Blog:Intensa Vida
Ótimo post, super informativo... Sempre tive muito medo do Isaac ter, e no final teve uma bem pior a herpagina que atingiu a guarganta. Bjs
ResponderExcluirVIvi e Isaac
muito interessante amiga
ResponderExcluireu aprendi a usar bicarbonado
para limpar a boquinha do bebê
vou ter mais cuidado agora
com as fraldinhas molhadas
pois como a minha chupa o dedinho
sempre leva a fralda junto
e acaba ficando toda babada
linda tarde bjs
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/
adorei as dicas..vou ficar de olho na boca da isabella,
ResponderExcluirquase sempre limpo a lingua dela, mas temos que ficar olho, como vc disse nao sabemos tudo
bjos
Meu filho ainda bem, nunca teve! seguindo aqui! adorei! beijos
ResponderExcluirwww.vivaverdevivabem.blogspot.com
A Luma teve quando bb...
ResponderExcluirÉ horrivel
Ótimas dicas
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
minha filha mais velha teve onde poe a fralda ,
ResponderExcluirda uma do deles né
beijos
onossonude.blogspot.com.br
Adorei o post, muito informativo e importante... Já ouvi falar desse problema algumas vezes, e agora pude tirar algumas dúvidas!
ResponderExcluirBjos
Adorei o post, muito informativo e importante... Já ouvi falar desse problema algumas vezes, e agora pude tirar algumas dúvidas!
ResponderExcluirBjos
Muito legal, sempre ouvi falar do sapinho, mas não sabia exatamente o que era.
ResponderExcluirBjus***
Sempre é bom nos informar a tudo que se refere a criança.
ResponderExcluirBju
Toninha
http://www.educar-oprimeiropasso.com/
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br
Adoro post informativos, meus filhos nunca tiveram, mais agora sei como agir. Bjs :)
ResponderExcluirhttp://soumaedecinco.blogspot.com/
que bom gostaram amigas, fico mega feliz e informação é tudo!
ResponderExcluirBjos e voltem sempre!
TATTY
http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/
Amiga aqui não chegamos a ter, mas sempre fazia a higiene como falou, bjs
ResponderExcluirtem que ficar de olho amiga, a Tati sofreu mais que a Bibi com sapinhos. beijos
ResponderExcluir