Pesadelo, será?


Essa semana meu menino acordou chorando e nervoso perguntando pelo carro vermelho do papai. Ainda não tinha amanhecido e ele queria abrir a porta de casa para ver o carro que estava na garagem, abrimos a porta e mesmo ele vendo o carro lá ainda continuava a chorar pelo carro vermelho do papai. Conversamos e aos poucos ele foi se acalmando, deitou na cama e voltou a dormir, concluímos que foi um pesadelo. 
Muitas vezes as crianças acordam chorando a noite e não conseguem voltar a dormir, dentre várias coisas uma delas pode ser pesadelo. Quando eles ainda são pequenos, podem não conseguir expressar no momento e o importante é atentarmos a como a criança acorda, se ela acordar chorando, agarrando em você, assustado ou nervoso e tem dificuldade de voltar ao sono, pode sim ter sido um pesadelo. 
O pesadelo infantil está muito ligado a coisas que os pequenos veem ou escutam, principalmente minutos antes de irem dormir, um filme, uma história pode sim provocar os tais pesadelos. Outro fator que contribui para os sonhos ruins é o estresse em que a criança passou ou tenha passado: separação dos pais, troca de escola e até mesmo um brinquedo perdido. 
Na infância é comum as crianças desenvolverem os medos, medos esses que muitas vezes os próprios pais ajudam. Outro dia me peguei estimulando o medo do Lucas e me repreendi automaticamente, minha vizinha tem vários cachorros no quintal e geralmente a tarde eles começam a latir e em uma dessas tardes meu menino queria ficar no quintal que ainda está quente quando os cachorros da vizinha começaram a latir, meu menino se assustou e eu aproveitei a ocasião e disse: Vamos entrar se não o cachorro te pega. Nesse momento eu mesma pensei: Ops, como assim o cachorro pega? esses novos medos podem também tornar-se pesadelos nos pequenos.
Comecei a procurar na internet o que fazer quando a criança acorda assustada e nervosa e o principal é acalma-lo fazendo carinho, cantando uma música que a criança goste e conversando. Apesar de na primeira infância as crianças tenham ainda a dificuldade de separar o sonho da realidade, cabe aos pais tentarem convence-los de que os sonhos não machucam e que você está ali para protege-la.
Seu filho já acordou assustado, como você reagiu?


Jamilly LIma

22 comentários:

  1. Caramba Jamilly.. a gente que é mãe fica sem saber o que fazer nesses casos né? Dá um aperto no coração.
    O Pedro já acordou muitas vezes assustado e como ele ainda não fala, fico sem saber como agir.
    Espero que isso não se repita com o Lucas. É muito ruim ter pesadelos.
    Beijocas
    Aprendendo a Ser uma Mãe
    Mamãe Sempre Bela

    ResponderExcluir
  2. Passei miha infância toda tendo pesadelos... eram tantos e tão frequentes que meus pais resoveram me colocar para dormir com eles. Eu não sei até que ponto isso foi bom pra mim. Acho que no meu caso eles deveriam ter recorrido a ajuda de algum especialista. Mas no caso do seu pequeno acredito que vc teve a postura correta. Espero que esse tenha sido um episódio isolado. Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Jamilly realmente é bem complicado ver seu filhos gritando no meu da noite, normalmente olhos se não estão "xixados", já que o desfralde noturno aconteceu a pouco tempo, as vezes acontece alguns acidentes, pouco mas ainda acontece, depois vejo se não estou com frio, com calor, senão for nada disso dou uma abraço e digo que estou ali que não é para ter medo, normalmente com isso já resolve e a criança volta a dormir.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando moravamos em outra casa, a Isadora, filha n.3, acordava muito assustada, descontrolada mesmo, chorando e dizendo que a irmã estava batendo, ela não deixava nem tocar nela,foi muito difícil. Mais eu só consegui acalma-la com muita oração. Agora nessa nova casa, ela dorme que uma beleza.
    Beijos
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Sabe que o meu Davi reclama muito de ter pesadelos e acorda seguidamente no meio da noite.
    Trato do assunto com muito cuidado.

    Beijocas, Cléo Moretti
    Dona Maricota Feliz

    ResponderExcluir
  6. Caramba .. nesta manhã a Luma acordou chorando e perguntando pelo papai ... só sossegou quando ele chegou ... temos que dar bastante, cuidado, carinho e muita conversa ...

    Tem sorteio lá no blog também ... vem participar?! Beijos ...

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É de corta o coração quando eles caaordam chorando, esse dias o Rafa acordo chorando deduzi que foi pesadelo tbm.
    bju
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  8. Que chato os sonhos
    Aqui a Luma as vezes acorda assim
    Um dia estava assistindo filme de terror e ela também Aí ela cordou chorando
    Pensei logo que fosse o filme...
    Mas acalmei ela
    Bjkas
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir
  9. Nossa... ainda não passeio por isso, mas tu deve ter tomado um baita susto!
    Tb já tinha lido como acalmar, após um pesadelo, aninhando-os ao colo e muito carinho, bjs

    ResponderExcluir
  10. Minha filha mais velha não pode assitir nada de terror ou algo do tipo a noite senão é pesadelo na certa , meu filho as vezes acorda chorando mais não sabe se expressar quando isso ocorre deixo ele comigo até dormir , falo que não foi nada ,foi só um pesadelo
    adorei o post
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga,
    Coitadinho do Lucas, deve ter sido um pesadelo muito ruim, e dá uma dózinha néah?
    A Dri já passou por isso diversas vezes. Já percebi que quando ela tem pesadelos, do nada ela ainda dormindo começa a ficar chutando o ar, e depois começa a falar sozinha e acorda chorando.
    É horrível, mas sempre acalmamos ela falando que era só um pesadelo, e que a mamãe e o papai estão alí com ela.

    Ótimo post.
    Bjos enormes

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A Tati tem pesadelos quase todas as noites, sempre tem pesadelos com a avó.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho pesadelos e tenho medo de algumas coisas na noite tb.
    Acho que os pequenos sofrem mais por não saber lidar com a sensação dos pesadelos que provoca em nosso corpo como o coração acelerado, suor....
    Bju

    ResponderExcluir
  14. Nossa amiga que susto, imagino o desespero de ver ele chorando sem entender, que bom que ele se acalmou.
    Ainda não passei por isso.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  15. É vdd,taí uma coisa que não pensamos quando eles são menores né =/
    adorei o blog estou seguindo,venha me visitar tbm Bjs

    http://outroladodeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Jamilly, Maria tem quase 7 anos e até hoje acorda com pesadelos e vai nos procurar. Nos últimos 10 dias foram 2x. Ontem ela disse que teve e acordou, eram quase 7hs. Como já estávamos acordados ficou acordada com a gente tb.
    Dias atrás sonhou com bruxas que queriam pegá-la. Quis ir pro quarto. Coloquei seu colchãozinho no nosso quarto e ela dormiu tranquila. Sempre peço para contar o sonho no dia seguinte.

    Não foi seu caso Jamilly, pois você mesma tomou consciência de que não se pode amedrontar a criança e Lucas nem vai se lembrar disso, mas acho de péssimo gosto mães que fazem isso pra ganhar algo da criança. Dia desses vi uma menininha de 2 aninhos, enterrando o rosto no ombro da mãe desesperada de medo. Peguei a mãe falando assim: - mentira, boba, ele não vai te pegar não...
    Morri de dó e raiva ao mesmo tempo. Provavelmente ela tinha falado do homem de prata (estátua viva) que tem aqui na rua. As crianças (muitas) morrem de medo dele...

    Mas o acolhimento aos pesadelos são necessários para se sentirem seguros, acordarem e verem que tudo não passou disse e que vocês estão ali :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Amiga, que bom que vc percebeu a tempo que não deve colocar medos no Lucas. Por aqui não colocamos, mas há parentes que colocam e percebi nele um medo grande por pássaros e soube que é por causa de uma pessoa que disse que se ele fosse em tal lugar, o passarinho ia pegar. Isso é muito triste.
    Quantos aos pesadelos, JM teve vários após a queda (acho que te falei), mas graças a Deus foi só naqueles momentos.

    Reciclando com a Mamãe
    Mamães em Rede
    Um divã para três

    ResponderExcluir
  18. amiga me recordo que Isa acordava acabando de chorar
    era péssimo e realmente mesmo eles acordados não conseguem assimilar
    que ão foi real, foi o que aconteceu com seu pequeno
    linda noite bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  19. aMIGA, aqui é todo dia acordando assim, se é pesaddelo nao sei, mas ele sempre acorda desde bebe, vc ja conhece minha historia ne!

    Beijos
    Gleysa
    www.demamaeursa.com

    ResponderExcluir
  20. Heitor as vezes acorda chorando, morro de dó, mas tento acalma-lo falando que estou com ele.
    Importante post!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  21. Lembro que quando crianças tinha muitos pesadelos e isso se intensificou por uma época da minha vida, até hoje eu ainda os tenho mas com menos frequência. Já minha filha, na época em que me separei do pai dela passou por uma fase assim onde acordava a noite chorando e custava a dormir.
    Mas conseguimos superar com muito carinho e conversas. Hoje é raro acontecer mas se for o caso estamos preparadas.
    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  22. Por aqui ja aconteceu por várias vezes, primeiro tentei acalmar pra ele não ficar mas nervoso, mas não foi intenso se acalmou logo, mas acaba assustando a gente
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!