Conheça algumas causas da morte súbita Infantil.
Síndrome da Morte súbita é o nome dado para quando um bebê morre inesperadamente e a autopsia não consegue apontar uma causa especifica. Quase nada deve ser tão desesperador para os pais do que ter um bebê saudável que morre durante o sono, esse mistério que desestrutura uma família inteira ainda tem como principal causa uma enigma para medicina, não se sabe ao certo se isso acontece durante o sono ou na transição entro o sono e a vigília.
O que é a Síndrome da Morte Súbita Infantil
O pico de incidência está entre dois e quatros meses de vida e aumenta significamente em bebês que dormem de barriga para baixo. De acordo com o Dr Drauzio Varella em seu artigo titulado como Síndrome da Morte Súbida Infantil, texto da pesquisa, colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminui o número de óbito em mais de 50%.
Deitar o bebê de lado é uma posição bem melhor do que com a barriga para baixo, mas não tão boa quanto a posição com a barriga para cima. Apesar da posição de dormir ser o principal tema relacionado a síndrome da morte súbita infantil, existem outras possíveis causas, vejamos.
- Asfixia por compressão das vias aéreas
- A hipertermia causa da compressão da face contra o travesseiro.
- O nascimento prematuro e a imaturidade dos mecanismos cardiorrespiratório
Apesar dessas três causas serem fatores que tornam o bebê mais vulnerável a síndrome pode acontecer em bebês que não apresentam essas características mencionadas.
Outro fator a ser considerado é sem dúvida o compartilhamento de cama com os pais ou crianças maiores, o compartilhamento pode causa asfixia por meio de uma parte do corpo ou até mesmo no travesseiro ou colchão.
Prevenção
Para prevenção você pode adotar as seguintes medidas:
- Evitar que o bebê durma de barriga para baixo- dê preferência para a oposição de barriga para cima.
- Não agasalhar o bebê com excesso, mantenha o quarto com temperatura ao redor de 22º C.
- Não usar colchões e travesseiros muito macios.
- Não compartilhar a cama com bebês.
- Não tomar bebida alcoólica e nem fumar na gestação.
Um dos receios que os pais possuem após passar por esse trauma é que o próximo bebê também tenha a mesma síndrome da morte da súbita, a estimativa que isso aconteça é minima.
Em todo mundo ver-se companhas para que os pais e cuidadores coloquem seus bebês para dormirem de barriga para cima, muitas dessas campanhas recebem apoio do Ministério da Saúde. Lembrem-se que a prevenção ainda é a melhor escolha.
Meu coração até acelera quando leio assuntos relacionados a este tema. Que Deus guarde nossos bebês.
ResponderExcluirBeijos
Adri
Ótimas dicas. Tive uma amiga que perdeu sua bebê assim. Realmente é assustador colocar o bebê vivo no berço e encontrá-lo morto.
ResponderExcluirBJKS
Nossa quando a pediatra da Lara nos alarmou sobre o assunto, quase morri de pavor. O marido até comprou uma baba eletrônica com sensor de movimentos, que dispara um alarme quando o bebê para de respirar. E não é que o dito soou uma vez de madrugada? É que a pequena se enfiou no cantinho do berço, fora da área de cobertura das placas. Que susto!
ResponderExcluirÉ bom ficarmos de olho mesmo!
http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br
Amiga que sindrome terrivel
ResponderExcluirMais é sempre bom termos bastante informações
Bjs
Blog Inspiração Materna
Pois é um terror, aqui em casa sempre deixei a Isa dormir de barriga para cima, mas aí também tem que cuidar para a criança não ficar com a cabeça achatada, por dormir sempre na mesma posição...
ResponderExcluirBjs
Nossa ! eu sabia que podia asfixiar se dormir de barriga pra baixo, a enfermeira me ensinou a colocar pra dormir de lado ou de barriga pra cima e com o colchão inclinado.
ResponderExcluirAdorei o post.
Beijos
Geri Ferreira
www.encantodemeninablog.com
Ai menina eu fica muito preocupada com isso! Pavor mesmo, sempre Heitor de barriga pra cima, e as pessoas antigas tem o costume de colocar de barriga para baixo!
ResponderExcluirBeijos
Gleysa
www.demamaeursa.com
Esse e' um dos primeiros medos de todas as maes recentes neh?
ResponderExcluirBjos
Mari
www.clubedafraldinha.com
Eu sei que acontece até com mais frequência do que se imagina, mas é um assunto tão doloroso.
ResponderExcluirÉ tão triste essa síndrome da morte súbita que até para ler sobre o assunto é doloroso.
Mas sei que é preciso falar sobre cuidados e prevenção.
Bjinhos.
www.prosaamiga.com.br