Enjoos na gravidez

Quando começam? O que faço para aliviar? Quando eles desaparecem?


Imagem aqui



A gravidez é um momento super especial para a maioria das mulheres, muitas vezes fazemos mil planos para esse momento, mas do nada começam os "benditos" enjoos que nos tiram as forças e energias. Claro, que existem mulheres que não sentem esse sintoma tão incomodo, mas pela minha experiências nas três gestações sei que estou incluída na lista das "enjoadas".
Na gestação do meu primeiro filho, enjoei bastante, precisei por várias vezes ficar semi internada para tomar soro e medicação na veia, isso se deu até por volta do sétimo mês. Na segunda gestação (perdida as 12 semanas), enjoei até quando já tinha perdido o bebê, o que foi bem pior emocionalmente. Na terceira que estou vivenciando nesse momento, meus enjoos findaram com 15 semanas para minha total alegria. 
Nas três vezes que engravidei, as perguntas que sempre me viam a mente eram: Quando os enjoos vão começar? O que fazer para aliviar? Quando eles desaparecem? Creio que essas perguntas também passam na cabeça da maioria das gestantes, então para você escrevo essa postagem.

Quando os enjoos começam?


Apesar dos enjoos serem um dos sintomas mais chatinhos na gestação, ele é um dos primeiros que as mulheres esperam sentir para confirmarem definitivamente a gravidez. 
Partindo do pensamento que a gravidez tem 40 semanas a contar do primeiro dia da sua última menstruação, os enjoos costumam surgir a partir da terceira semana e geralmente pela manhã. Eu sei que isso não conforta, mas cerca de 70% das mulheres sentem enjoos matinais no primeiro trimestre de gestação, fonte aqui.
A frequência dos enjoos na gestação depende muito de mulher para mulher, podendo variar entre: as mulheres que quase não sentem, as que sentem bem leve e por curto período; há casos onde os enjoos e vômitos são frequente e ainda os casos de hiperemese gravídica- um quadro de náuseas e vômito tão frequentes que impedem a alimentação e levam a gestante a desidratar.
O que sabemos sobre o início dos enjoos deva-se ao fato das rápidas alterações hormonais que sofremos no comecinho da gestação (estrogênio, progesterona e HCG). Apesar de não ser uma regra, existem alguns fatores que tornam a mulher mais propícia aos enjoos. 

-  Mulheres que mesmo sem estarem gestantes sentem náuseas facilmente em situações do dia a dia.
- Mulheres ansiosas ou com pouca idade durante a gestação.
- Gestante que sofrem com enxaquecas.
- Mulheres grávidas de gêmeos.

Para o nosso conforto nessa fase, vale lembrar que os enjoos embora sejam bastante incômodos, na grande maioria das vezes ele não causa problemas para a mamãe e o bebê. Procure alimentar-se sempre quando os enjoos derem uma trégua. Porém se você apresentar enjoos que impossibilitem de se alimentar e beber líquidos e começar a sentir-se fraca e indisposta procure a ajuda de seu médico.

O que fazer para aliviar os enjoos?


Infelizmente não existe uma fórmula mágica para fazerem os enjoos sumirem de vez, mas existem alguns meios de aliviar e torná-los mais suportáveis.

- Perceba e conheça cheiros que despertem as náuseas e fique bem longe deles, isso inclui: tempero da cozinha, perfume ou hidratante que já tenha costume e até mesmo  pasta de dentes. Com pequenas mudanças você irá sentir-se melhor.
- Comer um biscoitinho água e sal antes mesmo de sair da cama, mantenha um pote desses biscoitos na mesinha do quarto e ainda deitada coma um lentamente.
- Faça refeições pequenas e com curto período de tempo, isso porque estômago vazio piora o enjoo.
- Evite tomar muito líquido junto as refeições, beba bastante água nos intervalos das refeições, mantenha sempre com você sua Bolsa Térmica Brasil com água. 
- Solicite ao seu médico um medicamento para enjoo, nada de comprar sem indicação médica. 


- Existem no mercado uma pulseira que promete aliviar os sintomas de enjoos. Coloca-se no pulso, ela tem um botão de plástico no meio que exerce suave pressão em um ponto de acupuntura do corpo responsável por produzir a náusea. 

Uma coisa que aliviou muito meus enjoos nessa gestação foi cheirar a casca do limão. Fiz isso em um momento de desespero, meio sem acreditar e funcionou de uma forma incrível. SEMPRE que o enjoou vinha chegando cheirava a casca do limão e muitas vezes ele ia embora rapidinho. Fica a dica!


Quando os enjoos desaparecem?


Com a proximidade do fim do primeiro trimestre e o início do segundo a maioria das mulheres tendem a sentir o enjoo menos comum ou até mesmo o fim dele. Então o jeito é esperar os dias passarem e tentar curtir o comecinho da gravidez mesmo se esse sintoma tiver acompanhado sua rotina. 

Hoje, estou no quinto mês de gestação e raras as vezes que sinto um pequeno desconforto relacionado a enjoos, porém ainda faço uso de medicação prescrita pela minha GO no horário que sei que ele costuma aparecer. Procure conhecer seu corpo e os horários que os enjoos mais atacam, isso facilitará muito! 
Aproveito a oportunidade para convidar a todas vocês mamães, gestantes e tentantes a participarem de um bate papo gostoso e interativo comigo no dia 12 de março, das 14 às 16 h (horário de Brasilia) Esse bate papo é uma iniciativa da Calçados Bibi no grupo do facebook Minha Vida Anda! Solicite agora mesmo participar do grupo, clique aqui. Te espero lá!






Jamilly LIma

15 comentários:

  1. Olha não sabia que estava grávida, parabéns!!!!
    Esta pulseira é uma boa ideia, será que funciona já testou?
    Minha GO dizia que o enjoo é uma benção ele acontece por causa de uma quantidade grande do hormônio HCG que ajuda no desenvolvimento inicial do bb.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parece ser horrível esse tipo de enjoo.
    Graças a Deus eu não tive em nenhuma das minhas gravide.
    Na primeira eu tinha um leve enjoo, mas tomava sonrisal com água gelada e passava, as vezes só água gelada já aliviava.
    E na segunda eu tinha muita azia a partir do quarto mês,e era o limão que me salvava também.
    Só que eu não cheirava, eu comia limão ou bergamota verde.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa enjoo é muito ruim mesmo, eu tive no começo mais bem fraca e só quando andava de metrô para ir trabalhar, fora isso não tinha nada (e que achei ótimo)

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que nas minhas duas gestações não tive enjoos.. Ótimas dicas!
    www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nem me lembre de enjoos,nossa, passei quase toda a gravidez enjoada!!
    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Enjoo na gravidez é horrível
    a minha passou com o tempo
    mesmo nada resolvia
    amei conhecer essa pulseira
    não sabia

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Até os 3 meses tive demais, era horrível, comia muita maçã ajudava bem, depois disso parou! bjo

    ResponderExcluir
  8. Para mim super novidade essas pulseiras, graças a Deus nao tive muitos enjoos, só pela manha na hora de escovar os dentes!

    Adorei participar do grupo! Quando é a proxima??


    Beijos
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tive enjoo só uns 10 dias. Graças a Deus não precisei tomar nada!

    ResponderExcluir
  10. Aqui sofri muito nos 04 primeiros meses com enjoo!!rs
    Todo dia acordava e ia direto vomitar.kkkk

    Beijinhos,bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jamilly, que bom que os enjoos já passou. E não tive enjoo acredita? Mas foi muito bom saber mais sobre o assunto.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  12. Tive muitas náuseas durante a minha segunda gestação. Não posso, até hj, ver frango na frente kkk
    BJKS

    ResponderExcluir
  13. Ter náuseas na gravidez não é fácil. Tudo, mas tudo incomoda. Quando o cheiro chega na narina, meu Deus dá vontade de sumir. A minha gravidez foi tranquila, fora os enjoos que acompanhou ela. Suas dicas irão ajudar muitas mamães de primeira viagem.

    Aproveito e deixo um convite para participar do Concurso Cultural da Páscoa que esta rolando lá no meu Blog, acesse http://arroz-di-leite.blogspot.com.br/2015/03/concurso-cultural-de-pascoa-condimentos.html

    Beijokas

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
  14. Eu sofri um bocado com isso, até que aliviava quando eu comia gelo, mas nem sei se isso realmente ajuda, hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. que coisa chata deve ser esses enjoos eu não tive nenhuma vontade de vomitar nao...ainda bem

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!