Recém nascido- Acne Neonatal

Espinhas no bebê- o que fazer!


Acne neonatal, o nome assusta, mas a aparência assusta ainda mais. Quando Samuel completou 6 dias de vida surgiram as primeiras espinhas no rosto e alguns dias depois o rostinho estava cheio para meu desespero. No início acreditei que se tratava de uma alergia há algum alimento que eu consumia e poderia está passando para ele pelo leite materno, assustada comecei a procurar na internet e encontrei vários textos sobre a acne neonatal. Fomos a pediatra e confirmamos se tratar disso. Essa a razão de escrever esse texto.

O que é a acne neonatal.


A acne neonatal atinge cerca de 30% dos bebês recém nascidos, esse tipo de acne surge em bebês com predisposição genética , após a liberação dos hormônios maternos durante a gestação, parto e amamentação. Essa troca de hormônio é algo normal e pode durar até 6 meses no organismo do bebê. Os hormônios provocam o surgimento de espinhas e cravos, mas não se preocupem eles não são graves.
As lesões podem surgir com cravos pretos ou brancos e espinhas avermelhadas, em casos menos comuns espinhas com pus. A acne costuma desaparecer espontaneamente, por esse motivo não é aconselhável espreme-las ou realizar qualquer tipo de tratamento, devendo apenas manter a área suavemente limpa e não esfregar, seque suavemente com uma toalha macia, lembre-se que se irritar a pele do bebê ela produzirá mais óleo e isso poderá piorar o problema.
Não é aconselhável usar loções oleosas, mesmo que a pele do bebê fique seca, use sempre sabonetes infantis que reduza a possibilidade de alergia, dê preferência aos sabonetes neutros e suaves. 


Paciência é a palavra chave! 


Mesmo que esteticamente pareça ser terrível, a acne neonatal geralmente não causa dor no bebê, se isso acontecer você deverá comunicar ao pediatra. No entanto pode-se observar que as acnes ficam mais vermelhas quando o bebê está agitado e ou com calor, assim mantenha-o o mais fresquinho possível os dias quentes. 
A acne neonatal pode permanecer até o sexto mês (principalmente me bebês que mamam exclusivamente), mas geralmente ela tende a sumir ou melhorar após o 2° mês de vida ou a medida que as glândulas sebáceas do bebês forem amadurecendo.

Meu relato.

Samuel - acne neonatal
Moramos em uma cidade com clima predominamente quente, como já escrevi as acnes tendem a ficaram mais vermelhas quando o bebê está com calor, assim meu pequeno ficava bem irritado esfregando as mãozinhas no rosto. Na ida a pediatra a mesma trocou o sabonete e receitou uma pomadinha para da uma aliviada, ambos são o Cetrilan ( não use sem a recomendação do médico). Estamos usando o novo sabonete e a pomadinha há alguns dias e já tenho percebido uma grande melhora, as espinhas estão menos vermelhas e a pele dele já está bem mais lisinha. 
A parte mais difícil de lidar com esse probleminha é as perguntas bobas e irritantes das visitas, sempre tem aquela que garante que é beijo mesmo quando você se cansa de dizer que não é. 
Hoje com 25 dias de vida Samuel já está bem melhor e eu fico aqui pedindo a Deus que o organismo do meu menino reaja rapidamente e que essas espinhas sumam de uma vez. Paciência!










Jamilly LIma

7 comentários:

  1. Lindo o Samuel até com as espinhas, lindo de todo jeito. Parabéns pelo poster assim
    muitas mães podem ficar informadas. A trinta anos atrás as pessoas diziam que eram beijos.
    E até ainda ouço algumas falando assim. Que bom que com o seu bebê isso já está passando. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tadinho! Ele é lindo! Tenho uma amiga que o filho teve, então já conhecia, mas realmente chama a atenção e sempre tem alguém dando pitacos e achando que não é normal! O negócio é paciência mesmo, fazer o quê! Saber que não dói e conseguir aliviar a pele dele, já alivia o coração da mamãe né?!
    Um beijo amiga!
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que interessante este post, eu não sabia que recém nascido podia ter acne, e pra eles deve ser muito desconfortável tadinhos pra nós adulto já é, imagina pra um bebe. Gostei bastante desse post muito bem explicado agora vou ficar alerta quando meus gêmeos nascerem. Bjss

    ResponderExcluir
  4. A Dri não teve Acne Neonatal, mas já vi outros bebês com isso.
    O Samuel está lindo, parabéns!

    Bjos
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  5. Lembro que a Bia teve algumas bolinhas assim no rosto, mas passou rápido, nem lembro o que usei nela!
    Melhoras pro pequeno😍
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Graças a Deus é uma fase. Vai ficar bom logo logo. Deve incomodar mesmo. Mas é lindão!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Minha pequena teve, precisei usar pomada
    também, tão pequenos acabamos ficando nervosa
    mas que bom que ele está bem
    bjs

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!