Virose Mãe, Pé e Boca - entenda.

Causas- Sintomas- Tratamento





Esse é aquele tipo de doença que só ouvimos falar após a maternidade e muitas vezes somente após o bebê ter. Aqui já tinha lido sobre ela há alguns anos, mas de fato só me aprofundei quando o Samuel (meu caçulinha) teve. Então resolvi escrever sobre.

Causas


A virose ou doença Mão, Pé e Boca é uma enfermidade causada pelos vírus Coxsackie da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e muitas vezes podem causar aftas que afetam a boca. Muito embora possa ocorrer entre adultos ela é muito mais comum até os 5 anos.

A transmissão se dá pela via fecal- oral, com o contato direto com secreções de uma pessoa infectada ou por alimentos contaminados. Essa é a razão da doença ser mais frequente em crianças onde ainda não há a consciência tão forte dos hábitos de higiene.

Sintomas 


  • Febre antes de surgirem as primeiras lesões.
  • Aparecimento na boca de manchas vermelhas com pontinhos brancos que podem ser bem doloridas.
  • Erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos , planta dos pés e podem ocorrer também nas região genital e nádegas. 
O período de incubação se dá entre um e sete dias, na maioria das vezes os sintomas são leves e pode até mesmo ser confundido com um simples resfriado. 

Quando as "aftas" aparecem na boca a criança pode apresentar falta de apetite, vômito, mal- estar , devido a dor. Por essa razão é necessário manter a criança bem hidratada. 

Tratamento


Infelizmente ainda não existe vacina para essa doença e como ocorre com outras doenças transmitidas por vírus ela regride dentre alguns dias. A maioria dos casos o pediatra receita antitérmicos e anti-inflamatórios.  

Mantenha a criança de repouso em casa, lembre-se de evitar a escolinha ou creche, afinal é uma doença contagiosa. Ofereça bastante liquido.






Jamilly LIma

Um comentário:

  1. Ameei seu blog já estou te seguindo bjs da uma passadinha no meu cantinho bjs

    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!