A importância da vacinação

Vacinação e teoria contra



Vacina é obrigatória? 

Em agosto de 1976, a vacinação tornou-se obrigatória, onde o governo pode forçar a vacinação caso  " ache necessário' .  No Brasil várias doenças foram erradicadas ou passaram vários anos sem terem casos confirmados, como a varíola e a paralisia infantil. 

Graças a forte campanha do governo e a força dos pais em levar os filhos para a vacinação, a poliomielite teve seu ultimo caso registrado em 1989. Já o sarampo voltou após ter sumido por vários anos, isso se deve a diminuição de crianças a serem imunizadas. 

Afinal, o que é a vacina?

As vacinas são substancias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas para se proteger contra doenças. A vacina é fabricada com próprio causador da doença e é colocada no corpo enfraquecida ou inativada. 

Quando a vacina entra no nosso corpo, como resposta o sistema imunológico produz anticorpos contra ela, além disso o corpo produz células de memória, onde, no futuro caso nosso corpo seja exposto a doença, elas são capazes de produzir anticorpos mais rápido.

Teoria contra vacinação

Os últimos anos tenho acompanhado pelas redes socias vários depoimentos de mães contra a vacinação, alegando que por meio dela a criança poderá desenvolver efeitos colaterais e até autismo , além de que segundo essa parte da população é bem melhor que a criança receber a imunidade de forma natural. 

Devido o crescimento dessa teoria, houve nos últimos dois anos uma diminuição na cobertura vacinal no calendário de vacinação.

Bom saber...

Quando você vacina sua criança não está protegendo somente ela e sim inúmeras pessoas que tem convivência como: amigos, parentes, professores entre outros, pois a maioria das doenças que existe vacinação são contraídas por meio de objetos contaminados.

Vale lembrar que não somente crianças podem serem vacinadas, mas também adultos, gestantes e idosos. Então da próxima vez que houver campanhas não esqueça de você. 

Minha opinião

Tenho dois filhos e eles receberam todas as vacinas do calendário conforme a idade e também durante as campanhas de vacinas, algumas vacinas fizemos particular pois o governo ainda não oferece nos postos. 

Algumas vacinas existiram reações, sim! Mas nada que fosse tão ou quanto pior a doença em si. Na minha infância a conscientização e também a demanda oferecida não era tanta e eu tive: catapora, sarampo e caxumba, apesar de pequena lembro principalmente da caxumba como foi terrível. 




Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!