Aprenda como tirar mancha e cheiro de xixi do sofá

Livre-se do cheiro do xixi


Quando iniciamos o processo de desfralde da criança, nada mais normal do que acontecer vários episódios de xixi em toda parte da casa, principalmente no sofá ou naquela linda poltrona estofada. Nesse momento bate até aquele desespero, pois infelizmente, não dá para chamar uma empresa especializada em lavagem de estofado sempre que os acidentes acontecerem.

Fico aqui na dúvida sobre o que incomoda mais, aquela mancha horrível no sofá ou o cheirinho do xixi nada atrativo exalando na casa.

Durante o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, creio que muitas famílias estão aproveitando esse tempo em casa ao lado dos filhos para realizarem a difícil missão do desfralde. Aqui no blog temos dicas para o desfralde acontecer.

Hoje, separei algumas dicas para você da um up no seu sofá sempre que o  xixi aparecer por lá. Claro, que nada se compara a limpeza profissional, mas já te ajudará muito. 

Limpeza com bicarbonato 

Que o bicarbonato é maravilhoso na limpeza da casa, isso é incontestável. Irei outro dia fazer uma postagem sobre as várias utilidades dele, enquanto isso leia esse matéria que postei há algum tempo sobre a limpeza da banheirinha do bebê

O uso do bicarbonato para limpar o xixi do sofá e simples, eu já testei e funciona muito bem, mas para isso e necessário agir imediatamente. 

Assim que você ver que seu filho usou o sofá como troninho, use papel absorvente (pode ser papel higiênico ou papel toalha) para retirar todo o excesso de xixi do tecido, mas não aperte para que a urina não penetre profundamente na esponja.

Após retirar o excesso de xixi, cubra toda a mancha com bicarbonato, use uma camada grossa e espere cerca de 30 minutos. 

Passado o tempo, você notará que o bicarbonato que antes era branquinho, estará com uma cor mais amarelada. Usando uma escovinha de cerdas macias ou até mesmo uma escova de dentes (que você não esteja usando, claro) escove gentilmente onde foi feita a aplicação. Depois basta aspirar o pó ou se você não tiver aspirador, tire o excesso com uma colher e depois passe um pano em cima, até que todo o pó do bicarbonato tenha saído. 

Limpeza com vinagre 

Outra dica que serve também para o xixi do bichinho de estimação é usando uma misturinha com vinagre. 

Para cada litro de água, use 250 ml de vinagre branco. Use preferencialmente água morna. Com a ajuda de um pano umedecido nessa misturinha passe por todo o tecido onde o xixi esteja. 

Por fim utilize outro pano seco para remover o excesso de umidade e deixe secar completamente. 


Limpeza com detergente. 

Em uma bacia, misture detergente e água, quando estiver espumoso, com a ajuda de uma colher retire toda a espuma. 

Umedeça um pano com o líquido dessa mistura e passe por toda a mancha de xixi. Nessa limpeza o sofá ficará molhado e você precisará esperar secar. 

Caso você não consiga colocar o sofá em um ambiente com luz solar, para secar mais rapidamente utilize um secador. Tenha cuidado de não colocar o aparelho bem próximo ao tecido para que não danifique seu secador. 

Nas três soluções apresentadas e já testadas por mim, a que mais gostei foi com o uso do bicarbonato, por não precisar usar líquido e assim não precisar  se preocupar em secar o sofá, pois já sabemos que se ele não secar direito, você terá se livrado do cheiro de xixi, mas ganhará aquele cheirinho nada legal. 

Algumas empresas que prestam serviço de lavagem a seco possui um sistema para tornar seu sofá impermeável, esse processo vale super a pena. 


Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!