Crianças - Puberdade precoce

O que fazer quando a criança apresenta sinais de puberdade precoce.



Puberdade é o conjunto de mudanças biológicas que acontecem no início da adolescência. O primeiro sinal nas meninas são o crescimento gradativo dos seios, o surgimento dos pelos pubianos e nas axilas e depois a primeira menstruação. 

Nos meninos o primeiro sinal da puberdade é o aumento do volume no testículo seguido pelo maior desenvolvimento peniano, além do surgimento de pelos na região pubianas, axilas e face. Nos meninos a mudança da voz é outro sinal notável. 

Todas essas mudanças apesar de serem tão normais ao corpo humano, causam dúvidas nos pais sobre se todo esse processo está vindo no momento certo. 

Nos dias e hoje está cada vez mais comum que crianças comecem a puberdade de forma precoce. Considera- se puberdade precoce quando essas mudanças surgem antes dos 8 anos de idade nas meninas e antes de 9 anos de idade nos meninos. 

Por essa razão é tão importante os pais estarem atentos às mudanças no corpo do filho. Alguns fatores contribuem para que a criança passe pelo processo da puberdade mais cedo, são esses :

* Fatores genéticos : não será uma regra, mas se os pais da criança tiveram puberdade precoce, essa criança tem mais risco de também seguir o mesmo caminho. 

* Fatores ambientais : obesidade, contato com hormônios sexuais sejam oral ou cutâneo e consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos. 

É importante frisar que os pais quando perceberem a puberdade precoce em seus filhos procurem a orientação do pediatra, que encontrará a melhor forma de conter o avanço antes do tempo correto. 

A puberdade precoce poderá estagnar o crescimento da criança e trazer transtornos psicológicos e emocionais. 

Caso tenha dúvida sobre as mudanças no corpo do seu filho, não deixe de procurar ajuda, na maioria das vezes com a orientação médica essa puberdade pode ser desacelerada. 





Jamilly LIma

Um comentário:

  1. Exatamente, a melhor coisa é procurar um médico...
    Tenho ouvido falar da puberdade precoce, vejo muitas mães de meninas comentando...
    Gostei das dicas, o melhor a fazer é ficar atenta, e ao menor sinal antes do tempo, buscar orientação médica...
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!