Quais são os benefícios de se fazer alongamento?

Prevenir lesões e preparar o corpo para atividade física são alguns dos pontos positivos na prática do exercício


Reduzir tensões musculares, relaxar o corpo, se preparar para a atividade física, ativar a circulação e melhorar a coordenação são alguns dos benefícios da prática diária do alongamento, como explica Ana Paula Salim, professora de Educação Física do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo.

Além disso, o exercício deixa os movimentos mais soltos e leves e previne alguns tipos de lesões, como distensões musculares. "Um músculo forte e previamente alongado resiste melhor à tensão do que um músculo forte não alongado", pontua a professora.

Com a prática do alongamento, os músculos se mantêm flexíveis, fortes e saudáveis. "Nós precisamos dessa flexibilidade para manter uma boa amplitude de movimento nas articulações", explica Ana Paula.

Por isso, segundo a profissional, é importante manter o costume de fazer uma série de alongamentos diários, porque, sem esse estímulo, os músculos se encurtam e ficam tensos, "tornando-se fracos e incapazes de se estender por todo o movimento", completa ela. Isso pode causar dores nas articulações, distensões e danos musculares.

Novos hábitos

Atualmente, o país e o mundo têm enfrentado a pandemia da covid-19. O isolamento social é uma das alternativas para achatar a curva de disseminação do novo coronavírus, por isso as aulas a distância e o home office tornaram-se atividades comuns no dia a dia do brasileiro.

"Durante os estudos e o trabalho, principalmente os que ficam horas em uma mesma posição, as pessoas têm uma tendência a sofrer de tensão muscular e/ou estresse", explica a professora.

É importante frisar que não existe um horário específico e correto para fazer os exercícios de alongamento, mas eles são recomendados, principalmente, antes e após qualquer atividade física. "O alongamento tem o objetivo de eliminar a tensão e melhorar a irrigação sanguínea, aumentando gradualmente a temperatura do tecido muscular preparando a musculatura para o movimento".

Ainda segundo Ana Paula, o estresse reduz o fluxo sanguíneo, resultando em tensão muscular. Enquanto isso, o alongamento aumenta esse fluxo para os músculos, alivia a tensão e ajuda no relaxamento. Outro ponto relevante é que uma vez que seu sangue bombeia para os músculos, "ele também atinge o cérebro, onde pode efetivamente melhorar o humor", completa.

"Os alongamentos devem ser feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular e sua flexibilidade. O princípio básico está no respeito aos limites do seu corpo, mantendo sempre a postura corporal".

Segundo a professora, se você quer começar a se alongar em casa, é preciso: disposição, manter a postura corporal e "nunca ultrapassar os seus limites, pois cada pessoa é única", completa. Como material esportivo você pode usar um colchonete ou até mesmo uma toalha de banho para se deitar. "E uma boa música para relaxar!", finaliza ela.

Assessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie


Jamilly LIma

Um comentário:

  1. Oi Mailly, eu tenho mesmo sentido nesse período de isolamento muitas dores que eu não sentia antes. Estou mesmo sentindo falta de me alongar. Tenho feito ginástica laboral antes de começar o home office e já tem feito bastante diferença pra mim.
    Muito bom o post.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!