Dicas de como dar notícias ruins para as crianças

 Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração



A vida é cheia de momentos bons e ruins, mas o processo de crescer é achar aprendizados em cada situação para saber lidar da melhor forma possível com os próximos obstáculos, ou evitá-los totalmente. Mas e quando inserimos as crianças nessa equação?

Tudo fica um pouco mais delicado por conta da idade, dos sentimentos e de suas reações. Imersas na rotina de suas famílias, as crianças percebem as mudanças de humor e assuntos, também absorvem conteúdos consumidos por quem está perto, seja por televisão ou redes sociais. Não falar sobre o que acontece pode ser uma forma de privá-las de participarem de momentos importantes e uma chance perdida de falar sobre dificuldades. 

Sphere International School, rede de escolas internacionais e bilíngues, têm como um de seus pilares de ensino a inteligência emocional, sendo a conversa e liberdade para expressar sentimentos uma das principais ferramentas. Por isso, profissionais da rede reuniram algumas dicas para ajudar as famílias a comunicarem notícias sensíveis para as crianças.

Confira algumas dicas para quando for necessário dar notícias ruins: 

1 – Prepare o ambiente

Fale com a criança em um local tranquilo, já conhecido e seguro. Garanta que nada vai interromper a conversa.

2 – Esteja presente

Fale o que precisar de maneira que a criança entenda a mensagem. Se ela tiver menos de 3 anos de idade, a linguagem lúdica pode ajudar a introduzir o assunto e fazer que ela entenda as ausências, como a morte de um parente, ao dizer que ele foi para o céu, por exemplo, para que ela entenda que não vai rever a pessoa.

Escute, acolha e responda suas reações e perguntas.

3 – Mantenha a rotina 

Acolha a criança e permita que ela elabore os seus sentimentos, sem que haja brechas na rotina que ela já conhece. Busque ajuda da escola e de pessoas próximas para perceber qualquer sinal de desconforto. 

É necessário explicar para a criança que é tudo bem sentir-se triste ou confuso. Este momento pode trazer aprendizados, além de união e oportunidades para colocar em prática a educação emocional.

4 - Conte com a escola

Procure o responsável pela criança na escola, explique a situação e monte uma rede de apoio para que ela seja assistida e tenha estratégias de inteligência e desenvolvimento emocional. 

 

*Postagem enviada pela assessoria de imprensa da Sphere International School


Jamilly LIma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos. Só respeite o próximo!